ISO 9001: o que é e pra que serve?

Saiba de forma simples e prática o que é a ISO 9001 e quais os benefícios que esta certificação pode trazer para uma empresa.

Daniela de Souza - Consultora de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

7/3/20234 min read

Se você está buscando informações sobre a ISO 9001 então você está no post certo.

Neste post eu vou te explicar de forma simples e prática o que é a ISO 9001 e quais os benefícios que esta certificação pode trazer para uma empresa.

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é um padrão internacionalmente reconhecido que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Além disso, a ISO 9001 pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer segmento, de qualquer tamanho.

De acordo com a própria ISO 9001, a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma decisão estratégica para uma empresa. E geralmente esta decisão é tomada quando uma empresa decide melhorar seu desempenho global e construir uma base sólida para o seu crescimento e desenvolvimento.

Ou seja, a ISO 9001 funciona como uma ferramenta para ajudar a melhorar a gestão de uma empresa que deseja: aumento da produtividade, otimização dos processos, redução de desperdícios, melhoria nos controles internos, melhoria na comunicação interna, redução de problemas e reclamações de clientes, melhoria no clima organizacional e aumento na satisfação dos seus clientes.

Para que serve a ISO 9001?

A ISO 9001 serve para melhorar a gestão de empresas que desejam crescer e obter sucesso nos seus negócios.

Através da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) a empresa será capaz de garantir que seus produtos ou serviços atendam as necessidades e expectativas de seus clientes aumentando assim a satisfação deles. E esse aumento na satisfação pode significar grandes parcerias, bem como aumento nos lucros do negócio, já que o cliente fica mais propenso a continuar comprando por estar satisfeito.

Quais os benefícios que uma empresa pode obter com a ISO 9001?

Existem várias vantagens e benefícios que uma empresa pode obter ao decidir certificar na ISO 9001, dentre eles podemos destacar:

1. Melhoria da eficiência operacional
Com a ISO 9001 a empresa passa a adotar práticas de gestão da qualidade eficientes, o que resulta em processos mais bem estruturados e com menos desperdícios.
Através da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) a empresa é capaz de medir, monitorar e avaliar os seus processos a fim melhorar continuamente os seus resultados.
Com isso, a empresa consegue identificar e eliminar desperdícios, reduzir custos operacionais, otimizar fluxos de trabalho e aumentar a produtividade geral sem grandes investimentos, apenas focando em processos.

2. Maior confiança dos clientes
A certificação ISO 9001 é amplamente reconhecida e valorizada pelo mercado, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
Uma empresa que possui a certificação ISO 9001 transmite uma mensagem clara de compromisso com a qualidade de seus produtos e serviços, bem como demonstra foco no aumento da satisfação dos seus clientes. Tudo isso faz com que aumente a confiança e a credibilidade por parte dos clientes.

3. Vantagem competitiva
Sabemos que a cada dia que passa o mercado tem se tornado cada vez mais exigente, e muitas empresas não conseguem crescer justamente porque não são capazes de atender consistentemente os requisitos destes mercados e clientes mais exigentes.
A certificação ISO 9001 é uma certificação voluntária, porém, para fornecer para alguns mercados esta certificação pode ser obrigatória e acaba se tornando um critério de seleção de fornecedores. Ou seja, a certificação ISO 9001 acaba sendo uma vantagem competitiva para uma empresa, aumentando seu acesso a novos mercados e clientes.

4. Melhoria da gestão e do envolvimento dos colaboradores
A implementação da ISO 9001 requer a participação de toda as pessoas da empresa. Isso propicia uma melhor gestão dos processos já que as pessoas participam ativamente das mudanças e melhoria, bem como proporciona um maior envolvimento dos colaboradores e um ambiente de trabalho mais focado na qualidade e na melhoria contínua, tornando assim o clima organizacional da empresa muito melhor.
Esses benefícios ajudam a empresa a se destacar no mercado, melhorar sua reputação e garantir a satisfação dos clientes, resultando no sucesso dos negócios da empresa a médio e longo prazo.

5. Foco na melhoria contínua
A ISO 9001 encoraja a busca contínua pela melhoria dos processos e dos resultados de uma empresa. Sabemos de empresas que sumiram do mercado por não acompanhar a evolução do seu tempo, por não buscarem melhorar continuamente. A ISO 9001 vai fazer com que a empresa esteja sempre em busca da melhoria contínua dos seus processos para se manter ativa no seu mercado, bem como para garantir seu crescimento e desenvolvimento.

Dúvidas frequentes

Que tipo de empresa pode ser certificada na ISO 9001?
A certificação ISO 9001 pode ser concedida a qualquer empresa de produtos ou serviços, independentemente do seu segmento ou do seu tamanho.

O que uma empresa precisar fazer para certificar na ISO 9001?
Primeiramente a empresa deve implementar todos os requisitos da ISO 9001, e isso pode ser feito com ou sem o auxílio de consultoria.
Uma vez implementado todos os requisitos, a empresa deverá realizar uma auditoria interna para avaliar a conformidade dos requisitos da norma.
Após a auditoria interna a empresa deve contratar um organismo de certificação que realizará uma nova auditoria, também chamada de auditoria de certificação, onde será novamente avaliado se os requisitos da ISO 9001 estão conformes. E é somente o Organismo de Certificação que tem autoridade para emitir o certificado da ISO 9001 com base nos resultados da auditoria que ele realizar.

O certificado da ISO 9001 tem validade?
Sim, o certificado da ISO 9001 possui validade.
A certificação ISO 9001 geralmente é concedida por um período de três anos, após este período o certificado vence e a empresa pode ou não renovar a certificação.
É válido ressaltar que para manter o certificado, durante este período de validade são realizadas auditorias anuais pelo Organismo de Certificação a fim de confirmar se os requisitos do Sistema de Gestão da qualidade estão sendo mantidos em conformidade com os padrões estabelecidos.
Se a empresa optar por renovar, ela terá uma nova auditoria, assim como ocorreu na certificação, e o organismo de certificação avaliará o sistema de gestão da qualidade da empresa e determinará se ele continua atendendo aos requisitos da ISO 9001. Se o sistema de gestão da qualidade for considerado adequado, a certificação será renovada por mais três anos.

Saiba mais como a ISO 9001 pode ajudar a sua empresa.