Certificação ISO 9001: Mais do que um Certificado na Parede

Neste artigo, eu vou te mostrar que a certificação ISO 9001 é muito mais do que um conjunto de requisitos a serem atendidos por uma empresa, é mais do que um certificado na parede.

Daniela de Souza - Consultora de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

8/14/20233 min read

A ISO 9001 é uma norma que propõe a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade que vai muito além de uma simples lista de verificação a ser completada. Ela é uma ferramenta para criar uma cultura de excelência, eficiência e melhoria contínua em toda a empresa.

Ter uma certificação ISO 9001 é mais do que apenas atender requisitos, trata-se de compreender COMO esses requisitos se alinham aos objetivos e necessidades da empresa e como eles podem ser implementados para melhorar os resultados da empresa, para resolver problemas e para atender melhor o cliente.

A certificação ISO 9001 não deveria ser vista como algo burocrático ou punitivo. Quando o foco da empresa é meramente atender aos requisitos, sem compreender como eles de fato podem ajudar os processos a melhorarem os seus resultados, a certificação se torna apenas um fardo e um custo desnecessário para a empresa. E se torna também um martírio para todas as pessoas da empresa fazendo com que elas não tenham a menor motivação para se engajar com o SGQ.

No entanto, quando se promove uma cultura onde o Sistema de Gestão da Qualidade é o principal aliado dos processos, a ISO 9001 se torna um agente transformador na empresa e deixa de ser somente um certificado pendurado na parede.

Embora o atendimento de requisitos seja essencial para a certificação da ISO 9001, ele é apenas o ponto de partida para o processo de certificação. A verdadeira transformação ocorre quando os requisitos são integrados aos processos de negócios de forma estratégica.
Isso significa não apenas seguir um conjunto de regras, mas compreender como cada requisito pode ser uma oportunidade para aprimorar os processos, reduzir problemas nos processos e nos clientes e, acima de tudo, aumentar a satisfação do cliente.

Um aspecto fundamental para certificação deixar de ser somente um certificado na parede, é continuamente questionar os resultados que a certificação está trazendo para a empresa.

Será que da forma que os requisitos estão aplicados hoje eles estão agregando valor aos processos?

Estão contribuindo para aumentar a satisfação do cliente e até mesmo superar as suas expectativas?

Estão realmente melhorando os processos e reduzindo problemas?

Se as respostas destes questionamentos forem predominantemente negativas, é hora de repensar o atendimento dos requisitos da ISO 9001.

Achar que apenas atendendo requisitos a certificação ISO 9001 se tornará um agente transformador é um grande engano.

Tornar a certificação em uma ferramenta que ajude a empresa a melhorar os seus resultados, significa não somente compreender "como" atender aos requisitos, mas principalmente "por quê" atender um requisito.
E é de fato a resposta deste questionamento que vai fazer com que a certificação deixe de ser um apenas um certificado na parede. Compreender por quê cada requisito deve ser aplicado na empresa é muito mais importante do que apenas atender um requisito.

Optar por ter uma certificação ISO 9001 como sendo um agente transformador significa não apenas cumprir a lista de requisitos, mas incorporar cada requisito no dia a dia da empresa.
Quando cada pessoa da empresa compreende a importância e o impacto desses requisitos, eles se tornam agentes transformadores contribuindo com a tal da melhoria contínua.

A certificação ISO 9001 não deve ser considerada como um destino final, muito menos se resumir a atender requisitos.
Muito mais do que isso, ela marca o início de uma jornada de transformação da empresa, focada na construção de um Sistema de Gestão da Qualidade capaz de ajudar a empresa a melhorar os seus resultados e a construir uma base sólida para o seu crescimento.

A verdadeira distinção entre as empresas que meramente ostentam um certificado na parede e aquelas que verdadeiramente tornam a certificação um agente transformador reside em ir além do mero cumprimento dos requisitos.

Portanto, pare de apenas atender requisitos se você quiser que a certificação ISO 9001 seja muito mais do que um certificado na parede.